Bonet Madeiras e Papéis regularizam tributos federais, obtêm CNDs e mira investimentos novos
Com a regularização de dívida tributária adquirida no decorrer dos últimos 50 anos, a empresa com foco em sustentabilidade projeta expansão para os próximos anos, inclusive, com aumento no quadro de funcionários.
Julho, 2023 – Durante anos a Bonet Madeiras e Papéis conviveu com a possibilidade de encerrar as atividades por conta de uma dívida tributária impagável adquirida nas últimas gestões. Além do foco na sustentabilidade, a principal meta da gestão do atual presidente, Paulo Bonet, era a de solucionar o desafio e com isso manter os mais de 700 empregos diretos e indiretos que são gerados, além de poder avançar em novas tecnologias e investimentos para a produção de papéis com madeira de reflorestamento, componentes para portas através do produto Bondoor, que são direcionados desde a pequena empresa até grandes marcas mundiais.
Sem medir esforços, Bonet obteve a homologação da transação tributária nesta terça-feira, dia 18 de julho, em tempo recorde, 9 meses, e com isso reduziu a dívida tributária em quase 70%, com prazo de pagamento do restante para os próximos 10 anos. Com o fim das restrições impostas por conta da dívida, o gestor projeta investimentos para os próximos anos, inclusive, com a instalação de uma fábrica verticalizada de embalagens sustentáveis e ampliação do quadro de funcionários. Ainda em relação a regularização dos impostos, no âmbito estadual a empresa regularizou todas as pendências no ano passado .
A transação tributária é um acordo entre o contribuinte e o órgão fiscal, onde são negociadas condições especiais de pagamentos de débitos fiscais, visando a regularização da situação do contribuinte mediante concessões mútuas.
“Ao longo desses anos desafiadores me orgulho em termos mantido os postos de trabalho. Se pensarmos nas famílias envolvidas e que dependem da empresa, o número de pessoas impactadas quadruplica, sem falar das muitas pessoas envolvidas indiretamente. Muitas vezes eu cheguei a pensar em desistir, mas direcionei meus esforços na solução do caso, ao lado de profissionais de alto valor. E de forma alguma posso deixar de lembrar do comprometimento de todos os procuradores envolvidos, foram mais de 11 na formalização do processo. Além disso, atuei à frente da companhia porque admiro, estudo, pesquiso e acredito na sustentabilidade, de fato. Por isso, a preocupação que temos com a sustentabilidade falou mais alto. Tínhamos uma dívida impagável, estávamos no rating “D” da PGFN, porém, com a regularização desses tributos a empresa pode voltar a crescer”, comemora o presidente da empresa e especialista em sustentabilidade, Paulo Bonet.
A Bonet Madeiras e Papéis produziu no ano passado mais de 38 mil toneladas de papel cartão feitos a partir de madeira de reflorestamento que foram utilizados na produção de copos e embalagens biodegradáveis. Os novos investimentos devem impactar, nos próximos três anos, no aumento de até 150% no faturamento da empresa, que já registra crescimento acentuado nos últimos anos. Em 2022, se comparado a 2021, o incremento foi de 89% e se comparado a 2020 foi de 135%.
Sobre Paulo Bonet
Paulo Bonet é presidente da Bonet Madeiras e Papéis, empresa com mais de 75 anos de história e que tem sede em Santa Cecília, no planalto catarinense. Apaixonado por conhecer e desbravar culturas e cenários pelo mundo desde criança, tornou- se um profundo conhecedor de sustentabilidade que, assim como reforça, está diretamente conectada à qualidade de vida de tudo e de todos. O fascínio pelo mundo das águas em suas expedições inusitadas pelos cantos do planeta também revelou o seu talento pela arte visual ao retratar tubarões e tudo o que representam. As imagens surpreendentes vêm chamando a atenção de grandes empresas além de
Av. Principal, s/nº Vila Buriti Timbó Grande - SC - CEP 89545-000
(+55 49) 3244-6190
(+55 49) 3252-1101
Av. Deputado Leoberto Leal, 227 Santa Cecília - SC - CEP 89540-000
(049) 3244-6100
(049) 3244-6142